Família

Elaeagnaceae

Nome Comum

oliveira-do-paraíso, oliveira-espinhosa, oliveira-do-paraíso-espinhosa

Origem

Ásia (China e Japão).

Tipo de Origem

alóctone

Autor

Thunb.

Descrição

Elaeagnus pungens é um arbusto que pode atingir os 5 m de altura, de crescimento lento, forma ovóide e folhagem densa, ramos castanhos e espinhosos. As folhas são persistentes, alternas, simples, inteiras, ovais ou oblongas, coriáceas, de margem ondulada e pecíolo castanho; medem cerca de 5 a 10 cm de comprimento, são acuminadas ou obtusas, de base arredondada, verde-acinzentadas na página superior; prateado na página inferior, com escamas avermelhadas. As flores são branco-prateadas, com cerca de 1,5 cm de comprimento, reunidas em grupos de 3 ou solitárias, pedunculadas e odoríferas. Os frutos são drupáceos, elipsóides, com 1,5 cm de comprimento de cor vermelho brilhante.

Tipo de Reprodução

hermafrodita

Forma de Vida

arbusto

Ínicio de Floração

outubro

Fim de Floração

novembro

Perenidade

perenifólia

Inflorescência

solitária

Cor da Flor

branco

Tipo de Folha

simples

Inserção de Folha

alterna

Margem da Folha

ondulada

Limbo da Folha

ovado

Tipo de Fruto

drupa

Consistência do Fruto

carnudo

Maturação do Fruto

abril

Habitat

No seu local de origem esta espécie ocorre em encostas e matagais.

Observações

Existem algumas cultivares que diferem essencialmente pela tonalidade das folhas: ‘Aurea, de folhas com a margem amarelo intenso; ‘Simonii, de folhas maiores e prateadas, quase sem escamas, menos rústico; ‘Variegata de folhas com a margem branca amarelada.

Foi introduzida nos EUA por volta de 1830, onde tem sido bastante difundida como ornamental, estando em alguns locais com comportamento invasor.

Aplicações

Elaeagnus pungens é um arbusto utilizado como ornamental, muito resistente ao vento, sendo por isso muito utilizado para formar sebes que servem de barreira.

24 Exemplares no Parque


Porte


Folha


Flor


Fruto


Tronco