Família

Viburnaceae

Nome Comum

folhado, laurestim, folhado-comum, milfolhado

Origem

Europa (Região Mediterrânica e Macaronésia).

Tipo de Origem

autóctone

Autor

L.

Descrição

Arbusto sempre-verde, raramente ultrapassando os 6 m de altura, com ramos angulosos. Possui uma folhagem muito densa, constituída por folhas simples, inteiras, curtamente pecioladas, oposto-cruzada, sem estípulas. Limbo de contorno ovado-oblongo ou lanceolado, com a margem inteira, de cerca de 10 cm de comprimento, verde-escuro, sendo mais claro na página inferior. As flores reunidas em cimeiras corimbiformes, bastante amplas e quase planas, até 10 cm de diâmetro, no ápice dos ramos. São hermafroditas e possuem uma corola curta, campanulada, com 5 lóbulos brancos, por vezes corados de rosa, principalmente início da floração. Apresentam 5 estames curtos, que alternam com as pétalas e um ovário com estilete curto e estigma trilobulado. O fruto é uma drupa, não comestível, ovoide, com 5 a 8 mm de comprimento, de cor azul metálico quando maduro, carnudo, com uma semente.

Tipo de Reprodução

hermafrodita

Forma de Vida

arbusto

Ínicio de Floração

janeiro

Fim de Floração

março

Perenidade

perenifólia

Inflorescência

corimbo

Cor da Flor

branco

Tipo de Folha

simples

Inserção de Folha

oposta

Margem da Folha

inteira

Limbo da Folha

ovado

Tipo de Fruto

drupa

Consistência do Fruto

carnudo

Maturação do Fruto

setembro

Habitat

Ocorre naturalmente em matagais, bosques perenifólios e em galerias ripícolas.

Observações

O epíteto específico, tinus, significa “louro silvestre”, tendo sido aplicado por Plinio, e posteriormente por Clusio, pelo facto da folha ser parecida com a do loureiro. O folhado é cultivado frequentemente como ornamental, exigindo poucos cuidados. Tem flores e frutos muito duradouros, e a folhagem é sempre-verde e muito decorativa. Reproduz-se facilmente por semente. Existem várias cultivares, como por exemplo, a “Strictum” que tem porte erecto, cónico, e a “Variegatum”, com as folhas variegadas de amarelo ou creme e flores rosadas.

Está protegido por lei nas Baleares (relacionado com fins comerciais).

Aplicações

Os frutos do folhado já foram utilizados como purgante, e para combater a hidropisia (acumulação de líquido seroso numa cavidade), contudo actualmente não é aconselhável o seu uso, pois podem provocar inflamações na boca, sendo os seus efeitos pouco conhecidos. As folhas esmagadas terão sido utilizadas como febrífugo.

591 Exemplares no Parque


Porte


Folha


Flor


Fruto


Tronco