Família

Caprifoliaceae

Nome Comum

abélia, abélia-de-flor-grande

Origem

Híbrido de jardim resultante do cruzamento entre Abelia chinensis e Abelia uniflora, ambos procedentes da Ásia (China).

Tipo de Origem

alóctone

Autor

(Rovelli ex André) Rehder

Descrição

O híbrido Abelia x grandiflora é resultante do cruzamento entre Abelia chinensis e Abelia uniflora. É um arbusto parcialmente caducifólio, podendo atingir 2 m de altura, com os ramos jovens vermelhos e tomentosos. As folhas são opostas, ovadas, acuminadas, de base arredondada, ligeiramente dentadas, de 1,5 a 3,5 cm, curtamente pecioladas, de cor verde-escuro brilhante na página superior, algo mais pálidas na página inferior, com algum tomento até cerca da metade da nervura média. As flores ligeiramente aromáticas, em racimos axilares e terminais, nos extremos dos ramos principais; cálice com 2 a 5 sépalas, elíptico-oblongas, avermelhadas, unidas parcialmente; corola tubular-campanulada, de quase 2 cm de comprimento, com 5 lóbulos mais curtos que o tubo, branca com tons rosados, 4 estames desiguais.

Tipo de Reprodução

hermafrodita

Forma de Vida

arbusto

Ínicio de Floração

junho

Fim de Floração

setembro

Perenidade

perenifólia

Inflorescência

racimo

Cor da Flor

branco

Tipo de Folha

simples

Inserção de Folha

oposta

Margem da Folha

dentada

Limbo da Folha

ovado

Tipo de Fruto

aquénio

Consistência do Fruto

seco

Observações

Híbrido de jardim resultante do cruzamento entre Abelia chinensis e Abelia uniflora, ambos procedentes da Ásia (China). Este híbrido de jardim resultante do cruzamento entre Abelia chinensis e Abelia uniflora, tudo indica ter sido obtido, por Rovelli Brothers em Pallanza, por volta de 1886. Existem várias cultivares como ‘Prostata’, de baixo crescimento; ‘Variegata’, com as folhas marginadas de amarelo e ‘Aurea’, com as folhas douradas. O nome do género, Abelia é dedicado ao Dr. Clarke Abel (1780-1826), médico e naturalista inglês, que em 1816-1817, por recomendação de Sir Joseph Banks, acompanhou Lord Amherst na sua missão à China.

Aplicações

As abélias são arbustos, bastante ramificados de folhagem atrativa e floração duradoura. São excelentes para a formação de sebes junto a muros e podem ser conduzidos como trepadeira podendo alcançar 2 a 3 m de altura.

32 Exemplares no Parque


Porte


Folha


Flor


Fruto


Tronco