Família

Magnoliaceae

Nome Comum

magnólia-de-soulange, magnólia-chinesa, magnólia

Origem

Magnolia x soulangiana Soul.-Bod., de flor violácea, é um híbrido obtido pelo cruzamento da Magnolia denudata Desr. com a  Magnolia liliflora Desr.

Tipo de Origem

alóctone

Autor

Soul.-Bod.

Descrição

A Magnolia x soulangeana é uma pequena árvore, caducifólia, que pode variar entre os 4 e os 8 m de altura, de casca cinzenta prateada e rebentos acastanhados. Folhas alternas, simples, largamente obovadas ou suborbiculares, escassamente acuminadas, ocasionalmente arredondadas, de base frequentemente irregular, atenuada, verde-escuras brilhantes na página superior, membranosas e subcoriáceas. Flores precoces (aparecem antes das folhas), solitárias, erectas em pedicelos de aproximadamente 7 mm. Corola com 9 pétalas unidas, oblongo-ovadas, côncavas acima da extremidade, brancas, manchadas de rosa, purpúreo a violeta em baixo, algo aromáticas; sépalas pequenas e verdes. Os botões e os rebentos são tomentosos. Os frutos são folículos, similares a um cone, cilíndricos, de 10 cm de comprimento e assimétricos; sementes vermelhas.

Tipo de Reprodução

hermafrodita

Forma de Vida

árvore

Ínicio de Floração

abril

Fim de Floração

maio

Perenidade

caducifólia

Inflorescência

solitária

Cor da Flor

cor de rosa

Tipo de Folha

simples

Inserção de Folha

alterna

Margem da Folha

ondulada

Limbo da Folha

obovado

Tipo de Fruto

folículo

Consistência do Fruto

seco

Maturação do Fruto

agosto

Observações

Magnolia x soulangiana Soul.-Bod., de flor violácea, é um híbrido resultante do cruzamento entre Magnolia denudata Desr. e Magnolia liliflora Desr., com flores isoladas que, entre finais de Fevereiro a Abril, aparecem antes da rebentação das folhas. Existem várias cultivares disponíveis, variando em diversas características, como a cor das flores, o tamanho das plantas e a época de floração.

São vulgares em Portugal, além da Magnolia x soulangiana Soul.-Bod., de flor violácea, uma de folha persistente e de flores grandes e brancas, a Magnolia grandiflora. Ambas as espécies são muito utilizadas em parques e jardins por toda a Europa. São espécies que resistem bem à poluição urbana.

O nome do género é alusivo a Pierre Magnol, médico e botânico francês, director do Jardim Botânico de Montpellier que viveu entre 1638 e 1715 que foi o criador do conceito de família em botânica.

Aplicações

A casca e botões florais de algumas espécies chinesas e japonesas de Magnolia, utilizam-se como medicinais pelas suas propriedades tónicas e estimulantes.

6 Exemplares no Parque


Porte


Folha


Flor


Fruto


Tronco