Família

Rhamnaceae

Nome Comum

sanguinho-das-sebes, aderno-bastardo, aderno, aderno-bravo, espinheiro-cerval, samoca

Origem

Europa, África e Ásia: Região Mediterrânica.

Tipo de Origem

autóctone

Autor

L.

Descrição

O sanguinho-das-sebes é um arbusto ou pequena árvore perenifólio que pode atingir 5 m de altura, com numerosos ramos. As suas folhas são simples, alternas, de margens mais ou menos serrilhada, glabras, verde-escuras na página superior e verde mais claro na inferior, de forma muito variada, desde lanceolada a ovada ou elíptica. As flores estão agrupadas em cachos densos, com pedicelos curtos. Esta é uma espécie dioica, logo as flores femininas e masculinas estão em exemplares distintos. As flores masculinas são abertas em forma de estrela e as femininas eretas e desenvolvem-se na axila das folhas. As flores são pentâmeras e o fruto é uma drupa negra ou vermelha consoante o grau de maturação.

Tipo de Reprodução

dióica

Forma de Vida

arbusto

Ínicio de Floração

março

Fim de Floração

maio

Perenidade

perenifólia

Inflorescência

cacho

Cor da Flor

verde

Tipo de Folha

simples

Inserção de Folha

alterna

Margem da Folha

serrilhada

Limbo da Folha

elíptico

Tipo de Fruto

drupa

Consistência do Fruto

carnudo

Maturação do Fruto

agosto

Habitat

Matagais e bosques de folhas persistentes e marcescentes, orlas e clareiras de carvalhais, fissuras das rochas.

Observações

O restritivo específico, do latim, alaternus, semelhante a alternus, numa lusão às sua folhas alternas. São plantas muito resistentes à seca e de crescimento relativamente rápido. Naturalizada na Austrália e Nova Zelândia, é utilizada em campanhas de reflorestação. Em Portugal ocorre praticamente em todo o território, com predomínio no centro e sul.

Aplicações

As flores do sanguinho-das-sebes são usadas na confeção de preparados farmacêuticos para reduzir a tensão arterial. O ritidoma adstringente era utilizado em colutórios. A sua madeira pode utilizada no fabrico de pentes. Como ornamental é apreciada para formar sebes e topiária fortemente podada.

9 Exemplares no Parque


Porte


Folha


Flor


Fruto


Tronco