Família

Magnoliaceae

Nome Comum

magnólia-púrpura, magnólia-tulipa

Origem

Ásia (China).

Tipo de Origem

alóctone

Autor

Desr.

Descrição

Esta magnólia é um arbusto de crescimento lento, que pode atingir cerca de 4 metros de altura, muito ramificado. As folhas são caducas e possuem pecíolo com cerca de 1 a 2 cm, o limbo é obovado com 8 a 20 cm de comprimento por 6,5 a 10 cm de largura. As flores com 3 a 8 cm de diâmetro, podem ser esbranquiçadas, rosadas ou purpúreas, são aromáticas e assemelham-se a tulipas quando fechadas. As vezes as flores aparecem antes das folhas, mantendo-se após as folhas surgirem. Os frutos são folículos cilíndricos.

Tipo de Reprodução

hermafrodita

Forma de Vida

arbusto

Ínicio de Floração

abril

Fim de Floração

junho

Perenidade

caducifólia

Inflorescência

solitária

Cor da Flor

cor de rosa

Tipo de Folha

simples

Inserção de Folha

alterna

Margem da Folha

inteira

Limbo da Folha

obovado

Tipo de Fruto

folículo

Consistência do Fruto

seco

Maturação do Fruto

setembro

Habitat

Nas encostas florestais, em altitudes de 300 a 1600 metros, nas províncias de Fujian, Hubei, Sichuan e Yunnan

Observações

O nome do género é alusivo a Pierre Magnol, médico e botânico francês, diretor do Jardim Botânico de Montpellier que viveu entre 1638 e 1715 que foi o criador do conceito de família em botânica. Magnolia liliflora é uma das espécies de menor porte do género Magnolia. Do seu cruzamento com Magnolia denudata, resultou o hibrido Magnolia x  soulangeana.

Aplicações

Utilizada como planta ornamental em parque e jardins. As flores e os botões florais são considerados analgésicos, carminativos, febrífugos, sedativos e tônicos. O principal efeito desta planta é contrair os vasos sanguíneos das vias nasais e por isso é tomado internamente no tratamento de sinusite, rinite alérgica e constipações. As flores são colhidas na primavera e podem ser usadas frescas ou secas.

1 Exemplares no Parque


Porte


Folha


Flor


Fruto


Tronco