Família

Rosaceae

Nome Comum

tramazeira, passarinhos, cornogodinho, escancerejo, sorveira-brava, sorveira-dos-passarinheiros

Origem

Espécie amplamente estendida pela Europa e Ásia. Espontânea em Portugal, acima de 1000 m, nomeadamente nas serras do Gerês, Cabreira, Larouco, Montesinho, Roboredo e Estrela.

Tipo de Origem

autóctone

Autor

L.

Descrição

Árvore de até 15 (20) m de altura, caducifólia e inerme, com pernadas erecto-patentes. Ritidoma esbranquiçado e liso, por fim anegrado e fendido. Gomos ovóide-afilados. Folhas compostas, imparifolioladas, alternas, com 10 a 20 cm de comprimento, com 5 a 7 pares de folíolos, cada com 2,5 a 6 cm, oblongo-lanceolados, serrados nas margens, com página-inferior verde-acinzentada. Flores brancas, com 8 a 10 mm de diâmetro, dispostas em panículas umbeliformes, terminais. Os frutos são pomos ovóides, dispostos em cachos densos, vermelho-alaranjados, persistindo bastante tempo na árvore.

Tipo de Reprodução

hermafrodita

Forma de Vida

árvore

Ínicio de Floração

maio

Fim de Floração

junho

Perenidade

caducifólia

Inflorescência

panícula umbeliforme

Cor da Flor

branco

Tipo de Folha

composta

Inserção de Folha

alterna

Margem da Folha

serrada

Limbo da Folha

oblongo

Tipo de Fruto

pomo

Consistência do Fruto

carnudo

Maturação do Fruto

setembro

Habitat

Orlas de bosques caducifólios e pinhais, por vezes em zonas abertas e matagais, em solos siliciosos de zonas montanhosas.

Observações

Sorbus, é o nome latino dos seus frutos; aucuparia, do latim aucupor, quer dizer colher pássaros, alusivo aos seus frutos serem apreciados por inúmeros pássaros.

É uma espécie de exigências mínimas. Os frutos mantêm-se na árvore até ao Inverno, são comestíveis, mas pelo seu alto teor de tanino e de ácido málico têm um sabor ácido e até amargo.

Multiplica-se por semente e as variedades por enxertos. A tramazeira é muito apreciada como árvore ornamental, pelas sua flores e especialmente pelos seus frutos, existindo diversas cultivares: ‘Asplenifolia’, ‘Edulis’, ‘Fastigiata’, ‘Pendula’, etc.. 

Aplicações

A madeira da tramazeira é utilizada em tornearia. Os seus frutos são usados para fazer marmelada e compotas. A aguardente obtida dos seus frutos, é utilizada no fabrico de óptimos vodkas. Os frutos têm propriedades adstringentes, pela sua riqueza em taninos, e antiescorbútica, pelo conteúdo em vitamina C.

8 Exemplares no Parque


Porte


Folha


Flor


Fruto


Tronco